segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dia da Bíblia!!!

...Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.

No segundo domingo de dezembro comemoramos o dia da Bíblia,  que inclusive está na lei desde 2001, esse dia não pode passar em branco, a Bíblia é a revelação de Deus para nós, através dela conhecemos a Deus e a sua vontade para nossa vida, é nossa regra de fé e prática, lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho. Então, que tal comemorarmos mostrando para as pessoas a importância da Bíblia como Palavra de Deus?
Brastra.gif (4376 bytes)
Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos

Institui o Dia da Bíblia.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 19 de dezembro de 2001; 180o da Independência e 113o da República.


Diário de uma Bíblia:
15 de janeiro – Descansei a semana toda. Meu dono me leu regularmente nas primeiras noites no início desse ano, mas penso que se esqueceu de mim agora.
2 de fevereiro – Faxina na casa. Tiraram o pó de cima de mim, como de outros objetos, e me colocaram no lugar de costume.
8 de fevereiro – Meu dono usou-me por uns momentos depois do jantar. Estava procurando alguns textos. Fui à igreja hoje!
2 de abril – Eu estive bem ocupada hoje. Meu dono tinha de dirigir uma reunião de oração e me consultou buscando algumas passagens. Teve bastante dificuldade de encontrar uma, apesar de ela estar no mesmo lugar.
1º de maio – Gastei toda a tarde no colo da vovó. Ela está aqui de visita. Deixou cair algumas gotas de lágrimas sobre Colossenses 2:5-7.
6 de maio – Outra vez no colo da vovó esta tarde. Ela gastou a maior parte do tempo meditando em I Coríntios 13 e nos últimos versos do capítulo 15.
7, 8 e 9 de maio – No colo da vovó todas as tardes. Que lugar confortável! Às vezes ela fala comigo e outras me lê.
10 de maio – A vovó viajou para sua casa hoje. Ela me beijou e me disse “adeus”! Estou outra vez no meu lugar de costume.
1º de julho – Fui colocada numa mala entre roupas e outros objetos. Penso que vamos passar alguns dias fora.
10 de julho – Ainda na mala, apesar de quase todas as outras coisas terem sido colocadas noutro lugar do quarto.
15 de julho – Em casa outra vez e no meu lugar costumeiro. Fiz uma longa viagem. Nem sei por que me levaram consigo… Não saí da mala…
1º de agosto – Que calor! Duas revistas, um romance e um chapéu, tudo em cima de mim. Oh, se eles pelo menos tirassem estas coisas de sobre mim!
10 de setembro – Limpeza. Tiraram-me o pó e fui colocada no meu lugar para um longo descanso…
Se sua Bíblia “falasse”, que diria ela? Quantas vezes a tem usado? Já leu toda a Bíblia pelo menos uma vez? Já leu sua Bíblia hoje com oração?

“Ponde, pois, estas Minhas palavras no vosso coração e na vossa alma” (Deuteronomio 11:18).


O que você escolheria? 
 (depois de refletir, você poderá usar essa história para fazer uma contação, adaptando algumas palavras para melhor compreensão das crianças)
Um senhor rico e velho reuniu a seus criados no dia de seu aniversário e lhes ofereceu uma dádiva.
–       Que prefere você? – disse ao moço que cuidava de seu cavalo. Você escolhe esta Bíblia ou estes R$ 500.
–       Senhor – respondeu o moço – eu preferiria a Bíblia se soubesse ler, porém, como não sei, me será mais útil o dinheiro. 
–       Bem, pode levar, é seu.
–       E você, que prefere das duas coisas: a Bíblia ou os R$ 500 – perguntou ao jardineiro.
–       Minha pobre mulher está tão enferma, que necessito mais do dinheiro do que de qualquer outra coisa, respondeu o jardineiro, inclinando-se e tomando os R$ 500.
–       Marta, você que sabe ler – disse o amo dirigindo-se à cozinheira – quer a Bíblia?
–       Eu sei ler, senhor, porém, nunca tenho tempo para ler um livro, e com o dinheiro poderei comprar um vestido.
–       Está bem.
Por fim, chegando-se ao garoto de recados, disse-lhe:
–       Roberto, você quer os R$ 500 para renovar o teu terno, que já está velho, ou a Bíblia?
O garoto agradeceu a oferta em dinheiro, mas aceitou a Bíblia.
–       Minha querida mãe tinha o costume de ler e ensinar-me que a Palavra do Senhor é melhor que todo o ouro e a prata. Se o senhor me permite, escolherei o bom livro.
–       Deus o abençoe e faça com que a sua boa escolha lhe traga riquezas, honras e uma longa vida.
O rapaz recebeu-a; e ao abri-la um pedaço de ouro caiu ao solo; voltando com presteza as folhas, achou entre elas muitos cheques, enquanto os outros três criados, compreendendo a sua má escolha, foram embora cabisbaixos e pesarosos..
Sugestão de Teatro:

BIBLIA - LIVRO DE DEUS (dramatização), descubra nessa dramatização que a Bíblia é: Unidade, Universalidade, Preservação, Popularidade, Profecia, Poder!


Personagens: FÉ (uma jovem, trajando longa túnica branca, no peito traz escrita a palavra FÉ); seis jovens (com vestes comuns, cada qual trazendo sua Bíblia e um cartaz), uma universitária.
Cenário: duas ou três cadeiras e uma pequena mesa. Em cima da mesa está uma Bíblia.
*********
Universitária - (entra lendo uma revista secular) Que artigo interessante! (continua a folhear a revista) Ah! Já ia esquecendo de que prometi à professora da Escola Dominical ler a Bíblia diariamente. (apanha a Bíblia que está na mesa, deixando em seu lugar a revista) A Bíblia será mesmo a Palavra de Deus? Sou crente, mas o professor de Ciências diz que há tanta coisa errada na Bíblia... e meus colegas vivem zombando de mim, quando afirmo que Deus criou o mundo e tudo mais. Será que eles têm razão? (senta-se, pensativa).

- (entrando) Jovem universitária, não deixes que esmoreça a tua fé. A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus! Ela é o único guia para uma vida feliz e útil. É a luz que conduz os homens para a vida eterna. Para fortalecer tua fé, vou te apresentar seis provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. (estende o braço para a porta; um a um vão entrando os jovens, e se colocando ao lado da Fé)
1º jovem - A Bíblia é composta de 66 livros: 39 estão no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por uns 40 homens, num período de mais de 1600 anos. Apesar de seus autores terem vivido em épocas diferentes, a mensagem central da Bíblia é uma só: "Deus deu o seu Filho para morrer por nós, a fim de nos salvar!" só há uma explicação para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bíblia. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIDADE)
2º jovem - Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas. Nada de sua beleza e força se perdeu nessas traduções. A Bíblia adapta-se perfeitamente a todas as línguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bíblia prova que ela é a Palavra de Deus. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIVERSALIDADE).
3º jovem - Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAÇÃO da Bíblia por cerca de 4.000 anos é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: PRESERVAÇÃO).
4º jovem - A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, tem tido mais edições do que ela. As multidões jamais se cansam de lê-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade através dos séculos prova que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: POPULARIDADE).
5º jovem - As profecias da Bíblia têm se cumprido fielmente. Basta lembrar as profecias sobre o nascimento, missão e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus é o único que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bíblicas é a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PROFECIA).
6º jovem - Deus usa a sua Palavra, a Bíblia, para transformar vidas e mudar corações. Não há um só problema da vida humana que não tenha resposta na Bíblia. Aqueles que obedecem as suas orientações, reconhecem que ela é o livro por excelência para todos os assuntos. Esse poder da Bíblia é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PODER).
- Estes e muitos outros fatos provam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Firma o teu coração, jovem, nesta verdade. Ama a Bíblia e obedece aos princípios nela contidos. Serás feliz e abençoada, hoje e sempre.
(A moça universitária levanta-se, abre a Bíblia. A personagem Fé estende a mão sobre a Bíblia. Os seis jovens mantêm o cartaz erguido, enquanto um outro grupo coloca-se à frente e apresenta um cântico que fale da Palavra de Deus, ou um acróstico, ou uma poesia)

ATIVIDADE PARA JUNIORES!



1)Contas Bíblicas”: selecione textos para que eles descubram o número e após descobrirem todos, somarem, se eles descobrirem os números corretos a conta bíblica terá o número certo.

Exemplo de uma conta bíblica:
Maior salmos da Bíblia _______  (põe o número correspondente, o 119,  e assim por diante...)

Número de homens colocados na fornalha ardente ______
Número de pragas do Egito ________
Número de leprosos que agradeceram a Jesus _______


Número dos mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai _________
 ___________________________________________________________       +           
 A soma é = _______________

Para você que é de São Paulo sugiro a visita ao Museu da Bíblia   (MUBI) que fica em Barueri!  Há visitas monitoradas para crianças e adultos confiram as programações em: http://www.museudabiblia.org.br/

E para saber mais sobre o Dia da Bíblia é só acessar: http://www.diadabiblia.org.br/

Hora de Louvar:

A Bíblia é a Palavra de Deus

A Bíblia

B Í B L I A

Eu quero ler a Bíblia

Bíblia meu livro companheiro


créditos: http://www.saf.org.br/sugestao_programas/dia_biblia.php3
http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/BIBLIA.htm
http://ministerio-c-adolescentes.blogspot.com.br/2011/12/sugestoes-para-o-dia-da-biblia.html



2 comentários :

  1. Graça e Paz

    O blog pastor7.com que apoia este blog vem encarecidamente solicitar apoio em divulgação para a Final da 4ª edição do Top Louvor

    Veja por favor a possibilidade de fazer uma matéria (se for o caso uma entrevista) para divulgar a final da 4ª Edição do Top Louvor - A Maior Enquete da Música Cristã Brasileira.
    Conto contigo?
    Pr. Emerson José

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Emerson e família!!!!

    A Paz! É uma honra receber seu e-mail, muito obrigada por apoiar meu blog!!! É claro que pode contar comigo. Eu já até participei!!!
    Parabéns pelo lindo trabalho que está realizando no Estado do CE !!!!!

    Farei sim uma postagem especial sobre a 4ª edição do Top Louvor!! Aguarde.


    Em Cristo,

    Sandra Curcino

    ResponderExcluir